Como surgiu o e-commerce. Conheça a história

Como surgiu o e-commerce? Se você está pensando em abrir um e-commerce, ou apenas pesquisando, está no lugar certo. Vamos trazer muitas informações por aqui sobre esse assunto.

Preparamos um guia completo sobre o tema para sanar todas as dúvidas que você tem a respeito de um e-commerce. Para não ficar cansativo, e extremamente loooooongo, dividimos esse guia em 7 partes. Nesta nossa "trilha e-commerce" você aprenderá:

Fique conosco. Vamos lá?

Como surgiu o e-commerce

A história do e-commerce é bem mais longa do que você pode imaginar, além de muito curiosa. Mas nós somos "bonzinhos" e encurtamos aqui para você, ok? : )

Suas origens vêm do início da década de 1970 quando alunos da universidade de Stanford e do MIT usaram a ARPANET – uma espécie de percursora da internet, desenvolvida pelo Departamento de Defesa dos EUA – para comercializar entre si.

A primeira demonstração real de um sistema de compra e venda online, porém, só aconteceu anos depois.

Como surgiu o e-commerce ai press

Michael Aldrich, renomado empreendedor e executivo do ramo de TI e o seu Videotex.

Em 1979, Michael Aldrich, um renomado empreendedor e executivo do ramo de TI, apresentou um projeto que permitia fazer compras online através de uma televisão modificada, que ele chamou de Videotex.

Esse precursor do e-commerce foi chamado de "teleshopping".

Dois anos depois, nascia o primeiro sistema de online shopping B2B. Ele foi utilizado pela empresa Thomson Holidays UK, do ramo de turismo.

É interessante mencionar que, embora o sistema de compra e venda pela internet tenha sido implementado em 1981, foi apenas em 1995 que a empresa lançou seu primeiro website.

Você deve estar se perguntando "mas... por que?". Simples... nessa época, os elementos não estavam necessariamente associados, como acontece hoje em dia.

Além disso, o acesso aos sistemas de online shopping ainda era muito restrito. Por isso, somente empresas utilizavam.

A primeira pessoa a comprar

As pessoas gastam bilhões a cada ano fazendo compras on-line, mas poucos sabem que foi uma avó da cidade de Gateshead que foi pioneira, sentadinha lá na sua sala de estar. A primeira pessoa no mundo a fazer uma compra pela internet a partir de sua própria casa foi a usuária Jane Snowball, em Junho de 1984. Mas a vovó Jane não usou um computador, mas sim, usou seu controle remoto e seu Videotex. Anos antes da world wide web surgir.

O fato foi tão marcante que ela foi entrevistada enquanto fazia sua compra através do Videotex.

Então, em 1990, tivemos o histórico lançamento do primeiro buscador da web, o WorldWideWeb, criado por Tim Berners-Lee. Aí sim, nesse momento, navegar na internet tornou-se uma atividade mais simples e acessível para os usuários comuns, em suas casas.

A partir de então, a evolução das compras online acelerou. Em 1992, foi criado o primeiro website comercial, que vendia livros online e processava os pagamentos com cartão de crédito.

Em 1995, foram fundadas as - hoje - gigantes Amazon e eBay. Em 1999, foi estabelecido o grupo Alibaba, na China. E o resto é história.

Como surgiu o e-commerce ai press

Como era o visual da Amazon.com lá nos seus primórdios.

Bem, vamos ficando por aqui e fica o convite para você nos acompanhar nessa nossa “trilha e-commerce”. Tem dúvidas? Quer saber algo específico? Deixe seu comentário que será um prazer falar com você. Até o próximo post.

Leia também:

O que é e-commerce? Tudo o que você precisa saber
Lojas no Instagram: Venda direto no seu Perfil
Quais as diferenças entre Perfil Pessoal e Página no Facebook?

Chinese (Simplified)EnglishFrenchItalianJapanesePortugueseSpanish