Falaê, querida pessoa empreendedora, vamos falar sobre Data driven para a comunicação!
Já parou para pensar um pouco nisso? Bom… se não, é melhor pegar uma café e refletir se a sua estratégia de comunicação é pautada em análise de indicadores e dados para melhores decisões ou apenas em feeling.
Pois é… talvez você tenha percebido que esse “negócio de era digital e pós-digital” não era uma “modinha”. Bom, isso tem um nome: Transformação Digital.

Transformação digital e Data Driven para comunicação empresarial
Você pode estar pensando nesse momento: “…mas estou bem com essa coisa de Transformação digital, já tenho meu perfil no Instagram, no TikTok e WhatsApp Business”. Calma lá, pessoa querida!
A Transformação digital não é apenas sobre tecnologia, é uma mudança de mentalidade que as empresas algumas empresas passaram, outras tantas estão passando, e todas as outras vão ter que passar. E se eu fosse você, já colocaria isso como prioridade agora!
Acredite! Não há pessoa no mundo que não tenha sido impactada por esse processo. E você aí achando que com sua empresa vai ser diferente! (sabe nada inocente)
Não importa qual o produto ou serviço oferecido, o que interessa é que os processos utilizados na sua produção e comercialização obedeçam à lógica do mundo digital.
Qual a lógica de usar Data driven para a comunicação do meu negócio?
E qual é essa lógica? Das mudanças rápidas, das respostas instantâneas, da flexibilidade e da agilidade. Sim… isso também tem nome: MUNDO VUCA, ou Mundo V.I.C.A – Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo.(Clique para assistir uma vídeo explicativo)
Da descoberta da roda, passando pela Revolução Industrial e chegando “até a nossa vez” na inteligência artificial e a Internet das Coisas, a verdade é que nós da espécie humana estamos promovendo avanços tecnológicos muito impactantes.
A transformação digital está avançando exponencialmente, e o uso de Data driven para a comunicação é sem volta. O grande desafio nesse cenário é como trabalhar com Data driven para a comunicação de forma estratégica todos os dados e informações disponíveis.
Hoje, já estamos na era do “big data” ou “small data” ou de ambos (e tudo misturado).
É preciso entender que os dados são “a bola da vez” e é preciso considerar esse cenário também nas áreas de comunicação corporativa. Em suma, o uso de Data driven para a comunicação do seu negócio é fundamental.
Isso traduz a necessidade de basear grandes decisões em evidências sólidas do mundo real, em vez de palpites, feeling e conjeturas (que podem se tornar grandes armadilhas pois tendem a nos levar a pensar que que é tudo subjetivo).
Pesquisa sobre Data driven para a comunicação empresarial
Em uma pesquisa divulgada em maio 2021 pela Talend, líder global em integração e integridade de dados, destacou os desafios que as empresas enfrentam ao se tornarem organizações orientadas a dados e as soluções para esse cenário.
78% desses líderes dizem que enfrentam desafios ao usar os dados dentro da cultura de Data driven para a comunicação, e mais de um terço afirma que simplesmente não os estão usando para tomar decisões.
As empresas têm mais acesso aos dados do que nunca, mas há muito poucas pessoas que estão prontas para entendê-los e principalmente de definir o que é prioritário (se você está pensando em números de seguidores e curtidas, melhor para de pensar nisso agora!).
Estamos falando de usar com inteligência os dados disponíveis. E essa inteligência é que deve orientar as tomadas de decisões, através de Data driven para a comunicação, das empresas.

E como você pode estruturar uma cultura Data driven para a comunicação da sua empresa?
A ideia é usar a análise computacional (analytics) de grandes volumes de dados (Big Data) para solucionar problemas e obter insights, valendo-se de tecnologias em inteligência artificial e machine learning. Se você não está familiarizado com esses termos na administração da sua empresa… “Houston, we have a problem”.
Mas simplificando as coisas, é graças a essas constantes inovações tecnológicas, que citamos acima, que é possível saber mais e melhor sobre seus clientes e sobre seus possíveis através segmentação dos dados dos públicos.
Isso é sensacional e abre várias janelas de oportunidade para os negócios. Quais os temas de interesse? O que gera mais engajamento interno? O que melhora a produtividade? Como é o comportamento das pessoas em cada etapa da sua jornada?
Tudo isso pode ser medidos e analisado utilizando as plataformas mais adequadas para mapear e coletar esses dados.
Quais a vantagens iniciar Data driven para a comunicação da minha empresa?
É aqui que a coisa começa a fazer sentido, e fica gostoso…rs. As vantagens competitivas são muitas para sua empresa. Aqui estão algumas:
- Mais eficiência e agilidade na tomada de decisão
- Previsões mais assertivas com fomento à inovação
- Redução de custos com o compartilhamento de informação
- Desenvolvimento de produtos e serviços superiores
- Mais adaptabilidade e reações rápidas às mudanças
- Capacidade de planejar o futuro e traçar estratégias certeiras.
Mas é importante reforçar que o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação baseada em dados, que funcione em todos os canais, envolve muito mais do que ter acesso aos dados. Envolve a cultura da sua empresa mas calma… isso é possível criar um alinhamento entre os colaboradores, a cultura empresarial e objetivos de negócios.

Como aplicar a gestão Data driven para a comunicação empresarial do meu negócio?
- O primeiro passo é investir em estratégia de comunicação do negócio, aliada as novas tecnologias, buscando priorizar o principal público da sua marca.
- O segundo passo é estruturar seus indicadores e resultados em uma lógica pautada nos alicerces do caminho da reputação e objetivos de negócio nos diversos pontos de contato com a empresa e também em toda a sua jornada.
Os dados dos clientes precisam ser extraídos e tratados continuamente, buscando conhecer cada vez mais a fundo suas necessidades para entregar cada vez mais valor para o consumidor através dos produtos e serviços.
Como a gestão data driven depende de uma cultura orientada a dados, como acabamos de ver acima, ela exige uma combinação de processos, métodos e tecnologias.
Portanto, coletar dados de várias fontes (sistema ERP, CRM, sistemas de vendas e marketing, mídias sociais, dados de mercado e consultorias, etc.) é fundamental.
Aqui precisamos ser sinceros! Dá um “bocado de trabalho” mas vale a pena!
Após criar um processo baseado na coleta de dados, você passa a usar toda esta estrutura e inteligência de dados para uma gestão muito mais eficiente e criar soluções para aumentar mais suas vendas.
Neste ponto, temos algumas soluções e experiência! Se você deseja saber como fazemos esse processo, visite esta página.
Os 4 pilares para implementar Data driven para a comunicação empresarial
Extrair todo esse potencial de um mundo de dados com certeza não é uma das tarefas mais fáceis. No entanto, há um caminho baseado em 4 pontos chave que merecem atenção ao pensar em usar Data driven para a comunicação empresarial movida por dados:
1. Estratégia e liderança
Esta deve ser a visão que sustenta, e dá um fôlego, às atividades que se baseiam em dados. Ela precisa vir com um olhar apurado, e coragem, para entender as possíveis mudanças na estratégia das empresas para atuar nesse mundo digital.
2. Produção de Dados
Se esforce para construir e manter essa produção de dados, normalmente isso começa com produção de conteúdo relevante para seus clientes através de uma comunicação integrada.
Seus dados e a tecnologia são os principais facilitadores para conhecer seu público e seus clientes.
Inicie estabelecendo estratégias que ofereçam oportunidades. Certifique-se de construir uma estrutura empresarial que possibilite o fácil acesso a dados e às ferramentas que são necessárias para conduzir essas ações.
3. Consumo de dados organizacionais
O esforço para alinhar a organização em relação à nova cultura orientada por dados vai te dar muitos insights. Isso geralmente significa que a cultura, os processos, as competências dos profissionais e os incentivos precisam passar por uma mudança, mas vale a pena!
4. Consumo de dados individuais
Pare de pensar somente no lucro do seu produto ou serviço! Comece colocando o consumidor final em mente.
Em seguida, procure encontrar soluções adequadas para os problemas das pessoas e levando em conta as mudanças que uma pessoa pode ter em seu processo de tomada de decisão de comprar de sua empresa ou comprar do seu concorrente.
Busque parceiros para desenhar processos com foco nas pessoas.
Conclusão
Agora você está por dentro do “Data driven para a comunicação” e sabe um pouco mais como direcionar seu negócio com base em dados reais.
Então, se você estava pensando que usar Data driven para a comunicação empresarial era somente tecnologias, agora já sabe que as empresas data driven integram vários processos e métodos para usar o poder dos dados e vendar mais. Mas não pode se esquecer, em momento algum, das pessoas.
100% dos seus clientes são pessoas, 100% dos seus colaboradores são pessoas e 100% dos seus possíveis clientes são pessoas. Como vimos, o fator humano é fundamental.
Portanto, querida pessoa empreendera, muito em breve, a orientação a dados será uma questão de sobrevivência, pois as organizações vão competir com base na informação.
Então, melhor ir se preparando e refletindo: você está preparado para essa realidade? Quais dicas foram mais valiosas para aplicar o data driven no seu negócio?
Bom, esperamos ter ajudado nessa sua jornada! Se você se sentir à vontade, deixe seu comentário ou entre em contato para criarmos um novo caminho daqui em diante.
Conhece alguém que está precisando saber mais de Data driven para a comunicação? Não esqueça de compartilhar este artigo nas suas redes sociais.
Até breve!