Você sabe o que é Automação de Marketing?

AUTOMAÇÃO DE MARKETING. A primeira vez que escutamos este termo associamos com a imagem de automação industrial.

Aquelas fábricas de automóveis repletas de robôs e esteiras transportando caixas, um mundo de máquinas e quase nenhuma pessoa. Será que passou essa imagem em sua cabeça?

Olha, talvez a grande diferença entre as duas automações é que na Automação de Marketing, além de uma boa dose de tecnologia, é imprescindível entender também muuuuito de ser humano, esse é o segredo, aliar tecnologia com uma comunicação pessoal poderosa.

É claro que com toda essa tecnologia que estamos vivenciando, os processos automatizados são mais que necessários para gerenciar uma grande quantidade de informações. Certamente, isso não significa que as pessoas devam ser tratadas como robôs, concorda?!

Automação de Marketing: mas afinal, o que é?

Automação de marketing é a união de tecnologias e processos para interessados em vendas, de forma escalável, com o objetivo de aumentar a eficiência e os resultados das atividades e esforços de marketing.

Automação de marketing consiste em 4 passos:

1 – rastrear todos os pontos de contato (brand touch points) entre as empresas e clientes em potencial (leads). desta forma, você precisa pensar em atrair e engajar novos clientes para aumentar os resultados de seu negócio.

2 – fazer com que a comunicação seja feita de forma efetiva, automática e que seja escalável. Convertendo mais e fazendo com que os potenciais cliente se sintam especial, aumentando as chances de vendas para eles;

3 – construir relacionamentos e através deles fazer análise e aprimoramento de todos os dados que são inerentes ao esforço em atrair de pessoas interessadas no que sua empresa faz!

4 – analisar e otimizar seus resultados para que desta forma seja possível comprovar o ROI (Retorno sobre Investimento) de cada campanha ou ação.

Claro que nesse cenário é necessário um grande esforço, por parte das empresas, para manter uma relação saudável, e de confiança, com esses potenciais clientes da melhor maneira possível.

Por isso, a automação de marketing se torna tão importante, conquistando o seu espaço, dentro dos mercados mais maduros do marketing digital.

Ela uma ferramenta valiosa para os profissionais de marketing e para quem quer melhorar os resultados, pois ajuda a otimizar o tempo, as tarefas e também entender e construir o ROI (Return of Investiment).

Ok…ok… ainda não conseguiu enxergar vantagem nisso tudo, não é?!! Pois bem… siga lendo nosso post e descubra!

Você sabe o que é Automação de Marketing?
Você sabe o que é Automação de Marketing?

O que é automação de marketing?

Automação de Marketing é mais do que a automatização de processos. É entender melhor seus visitantes de forma personalizada e escalável para ajudar a sua empresa a crescer através de todos os meios de comunicação digital.

Tudo isso sem precisar de muitos funcionários para que isso aconteça. Não acredita? Vamos em frente! Uma das estratégias consiste em iniciar um compartilhamento de artigos e conteúdos em redes sociais, e links patrocinados, para ajudar os potenciais clientes a “caminharem” através do funil de vendas.

Mas pode ser qualquer conteúdo? Não… não! Tem que ser um conteúdo importante. Vamos te fazer uma pergunta: quando você pesquisa algo, você quer informação relevante para sua pesquisa, certo? Então… os seus possíveis clientes também.

A ideia é fornecer todas informações relevantes, e importantes, para que os visitantes do seu site enxerguem você como autoridade no assunto que você que você já domina. O detalhe é talvez eles não conheçam sua empresa, seus serviços e sua autoridade no assunto. Então, vamos fazer com que eles passem a conhecer!

Conforme vamos aumentando a produção de conteúdo, de forma planejada, os motores de busca enxergam sua empresa como mais autoridade e o volume de acesso de visitantes nos sites tende a crescer constantemente devido a esse “novo jeito” dos consumidores, que pesquisam sempre e buscam comparar informações, antes da tomada de decisão de compra.

Quais são os benefícios da automação de marketing

O principal benefício de automação de marketing que você precisa saber é a economia de tempo.

Acredite, o seu tempo será muito mais eficaz quando você passar a gerenciar melhor o relacionamento com seus clientes e até resgatar aqueles que faz tempo que não dão notícia. Isso irá ajudar a trazer mais resultados para o seu negócio.

A automação de marketing permitirá que você trabalhe melhor em cada um dos canais da sua estratégia. Materiais compartilhados, na hora certa, significa levar uma audiência mais qualificada para os canais escolhidos, o que afeta diretamente as taxas de conversão e métricas.

Os resultados são outro ponto muito importante: uma estratégia de marketing organizada e bem gerida, fornece dados sólidos que podem ser facilmente coletados por meio de um software de automação de marketing. Agora, imagine tudo isso feito manualmente? Uauuu… é um trabalhão não é mesmo?!!!!

CONHEÇA A PLATAFORMA DE AUTOMAÇÃO DE MARKETING E VENDAS  

 

Como usar automação de marketing em sua estratégia?

Na hora de aplicar a automação de marketing em sua estratégia, o foco principal é melhorar os processos. Esta é uma das maiores dificuldades da empresa e um dos maiores ladrões de tempo das equipes de marketing. E claro que isso prejudica diretamente os resultados obtidos com os seus esforços.

Para inserir a automação em seu dia-a-dia, é necessário entender como ela funciona, em que áreas ela se mostra mais eficaz, e que partes de sua estratégia se beneficiarão. Vamos lá:

Funil de Vendas Que Converte [Guia Para Entender e Implantar]

Por que investir em automação?

Simples… Tempo é dinheiro! Isso todo mundo está cansado de ler, ver e ouvir. Investir em ferramentas que ajudam nos processos de marketing é uma solução inteligente para todo tipo de negócio.

O investimento em automação de marketing é uma boa solução de curto prazo, melhorando a organização da equipe, como também para o longo prazo, ajudando na criação de campanhas otimizadas, com resultados sólidos e análises detalhadas.

Automação de Marketing é o ideal para a minha empresa?

Provavelmente algumas das tarefas de marketing diárias da sua empresa seja enviar email marketing, divulgar nas mídias sociais. Mas, como resultado, somente isso não pode ser uma boa estratégia? Acreditamos que possa não ser para sua empresa!

Você precisa enviar as mensagens certas, na hora certa para o usuário certo. Se você deixar passar essa oportunidade, é um pouco improvável que o visitante volte e se torne um novo cliente. Lembre-se, tem muitas opções no mercado para cada área e o consumidor sabe disso!

Toda empresa que deseja melhorar seus processos, aumentar o número de leads gerados e a qualidade destes leva o investimento em automação de marketing muito a sério.

Você deve pensar que para ter sucesso nessa “empreitada” será necessário fazer uma nutrição e qualificação de leads. Ops… Calma… calma… se você não sabe o que é isso, nós explicamos!

A automação é excelente para melhorar o desempenho do seu time de marketing, mesmo que esse time seja apenas você. Posts manuais nas redes sociais? Nunca mais. Envios de e-mails um-a-um e-mails para nutrir os clientes potenciais? Não! Por favor, né!!

A nutrição consiste no envio de um trabalho sistemático e organizado de conteúdos através de e-mails, SMS ou até mesmo por telefone para “educar” seus clientes e ajudá-los a prosseguir através do funil de vendas. Agora, imagine enviar cada um desses e-mails manualmente? Impossível, não é?

CONHEÇA A PLATAFORMA DE AUTOMAÇÃO DE MARKETING E VENDAS  

Leads: Gerencie os seus leads e aumente suas vendas
Leads: Gerencie os seus leads e aumente suas vendas

O processo de nutrição traz outra vantagem: a de qualificação de leads. Quando um usuário se torna uma oportunidade de negócio e é educado sobre a sua empresa, torna-se um chumbo com muito mais chances de fazer uma compra.

Esta qualificação leva ajuda a sua equipe de vendas feche negócios melhor e vender mais. Felizmente, o software de automação de marketing tem integração com plataformas de CRM – gestão de relacionamento com clientes – que são muito utilizadas pelos setores comercial.

Automação de marketing

No mercado, existem várias plataformas de automação de marketing nesse mundo. É necessário estar muito bem ciente de suas funcionalidades e de seus preços. Isso é óbvio? Nem tanto.

Por exemplo, a Automatize que permite que você faça toda a comunicação automaticamente, por uma fração do custo de outras.

Você pode enviar sequências de e-mails de acordo com o comportamento dos seus clientes, criar páginas na internet para downloads e captura de e-mails (landing pages), gerenciar leads e avaliar a sua estratégia, rastrear chamadas telefônicas, entre outras características, gerar relatório das melhores ações multicanal (site, blog, mídias sociais, email, site, anúncios) e identificar quais ações geraram mais resultado. Tudo isso integrado ao seu site. Legal não é?!!

Pense conosco: todos anunciantes querem saber o impacto das suas ações e saber por exemplo quantas pessoas viram e compartilharam seus conteúdos. Essa informação sempre foi muito difícil de identificar em formatos tradicionais como TV, rádio, jornal e revista.

Apesar dessa informação sempre estar disponível no marketing digital, as ferramentas disponíveis para gerar relatórios mostravam os resultados das ações de forma fragmentada e a dificuldade aumentava proporcionalmente a variedade e ao tamanho dos investimentos do anunciante.

Hoje as ferramentas de Automação de Marketing entregam com mais clareza e rapidez o resultado em vendas de cada ação.

A automação de marketing é essencial para que sua empresa atinja o topo do mercado. Você deve vê-la como a melhor saída para automatizar os processos, economizar tempo e melhorar o desempenho do seu time de marketing.

Os benefícios são muitos e você pode escolher a ferramenta que se encaixa no seu bolso. Que tal introduzir a automação de marketing no dia-a-dia da sua empresa? Conte-nos o que você pensa abaixo nos comentários!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Social Media

Novidades da Ai Press

Como deseja se conectar?

Abrir Ticket

Responderemos seu chamado via email!

Expediente:
Segunda a Sexta:
08h00 às 12h00 <-> 14h00 às 18h00.
Sábado: 08h00 às 12h00

Como deseja se conectar?

Abrir Ticket

Responderemos seu chamado via email!

Expediente:
Segunda a Sexta:
08h00 às 12h00 <-> 14h00 às 18h00.
Sábado: 08h00 às 12h00

Vitrine Itaim SP

MENOR PREÇO

a partir de R$ 716,90

Divulgue novos produtos, lançamentos de marcas ou ofertas promocionais.

Vitrine Itaim SP

MENOR PREÇO

a partir de R$ 716,90

Divulgue novos produtos, lançamentos de marcas ou ofertas promocionais.

Vitrine Jardins SP

MENOR PREÇO

a partir de R$ 716,90

Divulgue novos produtos, lançamentos de marcas ou ofertas promocionais.

Vitrine Moema SP

MENOR PREÇO

a partir de R$ 716,90

Divulgue novos produtos, lançamentos de marcas ou ofertas promocionais.

Vitrine Perdizes SP

MENOR PREÇO

a partir de R$ 716,90

Divulgue novos produtos, lançamentos de marcas ou ofertas promocionais.

Vitrine Vila Olímpia SP

MENOR PREÇO

a partir de R$ 716,90

Divulgue novos produtos, lançamentos de marcas ou ofertas promocionais.

Vitrine Vila Nova Conceição SP

MENOR PREÇO

a partir de R$ 716,90

Divulgue novos produtos, lançamentos de marcas ou ofertas promocionais.

Pular para o conteúdo