A novidade do Instagram para marcas agora é a Loja na própria rede social. Confira tudo sobre o assunto e como usá-lo para potencializar os resultados da sua empresa e vender mais pelo Instagram, claro!
O Instagram acaba de lançar uma nova feature: o SHOP ou LOJA. Com ela, é possível fazer vendas a partir dos posts orgânicos na rede social – algo parecido com o que acontece hoje no Pinterest (essa guerra vai longe e quem sai ganhando é você).
Para as marcas, o incrível lançamento representa a possibilidade de usar o seu Instagram para vender a partir de posts orgânicos! Isso mesmo… ORGÂNICOS!!!!!
Se você queria muito isso, já pode acender uma vela para o Zuckerberg. A novidade já era esperada, uma vez que o Instagram já testava sua parceria com a Shopify nos EUA – dando a possibilidade da compra integrada por lá.
Mas… agora com a nova feature é possível criar posts com links que encaminham direto para a loja e sem pagar por isso!
Ok… ok… vamos explicar tudinho, continue lendo!!!
Shop: como vender pelo Instagram?
Todo mundo está perguntando isso mas a resposta é simples: o lojista posta uma imagem com seu produto e insere informações + link para compra do mesmo e… Ponto!!! Simples e SENSACIONAL ao mesmo tempo.
O recurso vai ficar visível em uma nova aba (chamada “loja”) e, ao clicar nele, o usuário acessa um novo feed, só que com posts da loja da marca no Instagram.
Foto: divulgação (loja AMARO, Instagram)
Nesse novo feed, o usuário poderá abrir imagens e clicar nos produtos da mesma, vendo detalhes e informações comerciais como nome do produto e preço. Ahhhh… tem também uma seta clicável, onde o usuário acessa informações mais detalhadas do produto e um botão de “Comprar Agora” que o levará para o e-commerce da marca.
Loja no Instagram: a evolução das marcas na rede social
Quem usa o Instagram sabe que a rede permite, apenas, um link lá na biografia e, para contas comerciais verificadas ou com mais de 10 mil seguidores, links no Stories.
Essa limitação obrigava marcas a investirem em anúncios sempre que quisessem divulgar links de produtos ou conteúdos em seus sites. A “loja do Instagram” traz mais uma possibilidade de links para as empresas, marcas e todo mundo que quer vender no Instagram.
Como criar uma “Loja do Instagram”?
Ahhhh… a gente sabia que você falando: “ok..ok… e como crio a minha loja no Instagram?”. Mas… antes de começar, você terá que se certificar de alguns detalhes:
- Estar usando a ultima versão do APP do Instagram;
- Ter ou mudar para perfil comercial no Instagram;
- Ser administrador de uma Página no Facebook ou ter uma conta do Gerenciador de Negócios do Facebook;
- Ter uma loja no Face ou catálogo de produtos no Gerenciador de Negócios;
Pronto… Tendo os itens acima, você está pronto para criar sua loja no Instagram. Para isso você terá que:
- Clicar em e seu perfil;
- Clicar em “Começar” na parte superior do seu perfil;
- Se não houver o alerta “Começar, clique em”;
- Vá em “Produtos”;
- Toque em “Continuar”;
- Escolha um catálogo de produtos para vincular ao seu perfil comercial;
- Clique em “Concluir”;
Feito, isso, você conseguirá marcar produtos em seus posts do Instagram. Caso você ainda não visualize essas opções, é possível que sua conta ainda esteja sendo analisada para liberação da feature ou ainda não tenha sido aprovada para isso. Caso ela ainda não tenha sido aprovada, veja aqui o que fazer.
Outro motivo provável é que você ainda não tenha alguma das premissas listadas acima, como: ter um perfil comercial, ter uma loja ou catálogo no Facebook ou ter sua conta do Instagram vinculada à essa Página.
Verifique todos esses aspectos antes de começar.
Shopping no Instagram: Boas práticas
De acordo com o Instagram for Business, existem uma série de boas práticas que quem pretende aproveitar a feature deve seguir. Veja:
- Crie, no mínimo, 9 posts na loja do seu perfil comercial para ativar a guia de compra.
- Marque o máximo de produtos possível nas imagens. Isso ajudará o público a navegar.
- DIVULGUE sua loja no Instagram! Use o Stories para isso (faça um tutorial ensinando a navegar pelo feed da loja).
- Use os diferentes formatos para vender: imagem única ou carrossel.
- Tenha certeza de que as marcações estejam corretas! Isso garante a qualidade da experiência dos usuários na sua loja no Instagram e também na sua loja virtual.
Neste link, você acessa o passo a passo criado pelo próprio Instagram para usar a ferramenta.
Mas não basta configurar sua loja no Instagram!
Para que essa novidade converta em vendas, você precisará, cada vez mais, ter:
- Ter mais seguidores no Instagram;
- Trabalhar para ter mais engajamento (e, com isso, mais alcance orgânico);
- Ter uma estratégia de Instagram forte e alinhada com seu público (inclusive, para saber quais produtos podem interessar mais).
Se você precisar de um HELP… pode contar com a gente.
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