A equipe da Ai Press é formada por profissionais de todo o país, e em alguns momentos de outros países, trabalhando em todos os aspectos da empresa.
Desejamos que o local de trabalho, o mundo, seja mais positivo, solidário e inclusivo.
Também queremos que continue assim enquanto a nossa equipe cresce.
Para esse fim, temos algumas “regras básicas” que pedimos que leia e faça um esforço real, mas com liberdade, para que todos possam aderir.
Desejamos que este código seja inspiração, igualmente foi para nós, a todos os envolvidos na Ai Press.
Esta não é uma lista exaustiva de coisas que as pessoas não podem fazer.
Em vez disso, pedimos que levem-a na cabeça, no coração e no espírito como diretriz para garantir que todos que tenham contato com a Ai Press sejam felizes, produtivos e seguros.
Desejamos, e vamos trabalhar fortemente para, que este código de conduta possa se aplicar a todos os espaços gerenciados ou participados pela Ai Press.
Isso inclui nossas ferramentas internas (E-mails, WhatsApp Business, WorkPlace, Async, Slack, GitHub, Odoo, Trello, Taskworld, Quip, Help Scout, Mautic, HubSpot, Agile, etc… e quaisquer outros fóruns criados pela equipe da Ai Press que são usados para comunicação).
Além disso, todos precisam estar cientes de que ações e atos que violão este código de conduta, mesmo fora desses espaços, podem afetar a capacidade de uma pessoa participar da nossa equipe.
Esperamos, de coração, que isso não seja necessário pois acreditamos que as ações propostas aqui neste código de conduta sirvam como base para que tenhamos um bom relacionamento humano com outras pessoas.
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana".
Carl Jung!
Código de Conduta (Filosofia) Ai Press
Pedimos que se você acredita que alguém possa estar violando este código de conduta, pedimos que denuncie, indo diretamente ao seu supervisor (ou supervisor do supervisor, no caso de você estar relatando o seu supervisor) ou entre em contato com os responsáveis da direção da Ai Press pelo e-mail aipress@aipress.com.br.
Ser simpático e paciente é mais do que um sinal de boa educação e respeito pelos outros.
É também um sinal de inteligência emocional, da capacidade para nos descentrarmos de nós mesmos e de competências sociais que nos permitem criar laços.
Quando somos simpáticos e pacientes criamos bem-estar e segurança a quem está do outro lado.
Simultaneamente, sentimo-nos melhor conosco, mais seguros, mais confiantes, como se o fato de agradar conscientemente aos outros fosse uma forma de gratificação.
Por outro lado, criamos uma espécie de reserva afetiva que permite que quem está à nossa volta seja genericamente mais tolerante com as nossas falhas, em vez de assumir respostas impulsivas, reactivas e agressivas.
Nos esforçamos para ser uma empresa que acolhe e apoia pessoas de todas as origens e identidades.
Isso inclui, mas não se limita a membros de qualquer raça, etnia, cultura, nacionalidade, cor, status de imigração, classe social e econômica, nível educacional, sexo, orientação sexual, identidade e expressão de gênero, idade, tamanho, status familiar, estado de saúde, crença política, religião e capacidade mental e física.
Buscar ser digno de confiança para alguém não significa que precisa ser amigo de todas as pessoas, nem sequer concordar com tudo o que elas dizem ou fazem.
Mas faz toda a diferença quando substitui a atitude irritável, o ar zangado e a indisponibilidade que tantas vezes levamos para o trabalho.
Como um bom cidadão, você é de uma equipe, jogando o jogo honestamente, para o bem do conjunto.
Você merece a confiança da sua família, do governo de sua pátria, da empresa que você está prestando contas, dos seus amigos e companheiros de “batalha”, de seus patrões ou de seus empregados, que esperam que você seja correto, fazendo o melhor possível, em benefício deles, ainda quando eles não correspondam sempre bem ao que você espera deles.
Além disso, acreditamos que devemos tentar ao máximo ser leal também a si mesmo; você não quer diminuir seu respeito a si mesmo jogando mal de propósito; nem vai querer decepcionar ou ficar em falta com aqueles que estão trabalhando em busca dos mesmos objetivos.
Como indivíduo espera-se que você tenha não só uma mente limpa, como também uma vontade limpa; seja capaz de controlar quaisquer tendências de ações impensadas.
Busque dar um exemplo aos demais pessoas sendo puro, franco, honesto em tudo que pensa, diz ou faz.
Seu trabalho será usado por outras pessoas e, por sua vez, dependerá do trabalho dos outros.
Tenha consciência que qualquer decisão tomada afetará usuários e colegas, e você deverá levar em conta essas consequências ao tomar decisões.
Lembre-se: somos cidadãos do mundo, embora a empresa seja pequena, podemos executar serviços para uma empresa mundial ou de qualquer lugar do planeta.
Por isso você pode não estar se comunicando no idioma principal de outra pessoa e isso implica ser flexível e tomar cuidado com as palavras escolhidas ao se comunicar.
Agir com alegria e otimismo é “o grande segredo” para que as relações possam dar certo.
Otimismo é uma competência social importante para todas as nossas relações sociais na medida em que andamos “de mãos dadas como uma outra”, ou seja, buscando os mesmo objetivos.
A resiliência, que não é mais do que a capacidade de reagir às adversidades em vez de se cruzar os braços, deve ser um dos princípios a nortear nossos esforços.
Buscar ser otimista é também ser capaz de relativizar os problemas, dar-lhes a dimensão real em vez de dramatizar.
Quando o fazemos isso, tornamos mais fácil discernir sobre o que pode e o que não pode ser resolvido.
Uma das características de pessoas que buscam ser otimistas e felizes é precisamente esta capacidade para aceitar que nem todos os problemas terão uma solução.
A maior parte dos problemas, tantos profissionais quanto familiares, só pode ser gerida com muito “jogo de cintura”.
Isso implica aprender a ceder, implica reconhecer que para que todos os lados ganhem é preciso que todos possam “ceder um bocadinho”.
Buscando agir dessa forma, você será visto como uma pessoa que não perde a cabeça e que pode suportar crises com ânimo alegre, coragem e otimismo.
Durante encontros de empresas, saídas de equipe, outros eventos presenciais, visita aos clientes, reuniões presenciais, você é um representante da Ai Press.
Esteja atento aos seus limites e respeitando os limites dos outros quando se trata de álcool e atividade física.
Apoiar-se em um colega de equipe para garantir que você esteja seguro e responsável é uma prática inteligente e bem-vinda, além de criar laços de amizade e confiança entre os envolvidos!
Se esforce para respeitar o próximo pois o relacionamento de uma pessoa com a sociedade, no sentido mais amplo do termo: sua família, comunidade local, país e o mundo em geral, deverá se nortear no respeito pelos aos outros e pelo mundo natural.
Lembre-se de se esforçar a ter responsabilidade e desenvolver seu próprio potencial, com o melhor de sua capacidade.
Nem todos concordamos o tempo todo, mas o desacordo não é desculpa para o mau comportamento e a falta de educação.
Todos nós podemos experimentar alguma frustração de vez em quando, mas não podemos permitir que essa frustração se transforme em um ataque pessoal.
É importante lembrar que uma empresa em que as pessoas se sentem desconfortáveis ou ameaçadas não é produtiva.
Os membros da Ai Press devem ser respeitosos ao lidar com outros colegas de equipe, bem como com pessoas de fora do time Ai Press.
Somos todos seres humanos.
Acreditamos que um mundo sem descriminação será um mundo muito melhor para todos.
Busque agir, falar sem nenhuma discriminação com base no status econômico ou social, raça, cor, origem étnica, nacionalidade, credo, religião, crença política, sexo, orientação sexual, expressão de gênero, estado civil, idade, casta ou deficiência.
Discriminação e preconceito
Na esfera do direito, a Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial, de 1966, em seu artigo 1º, conceitua discriminação como sendo:
“Qualquer distinção, exclusão ou restrição baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha o propósito ou o efeito de anular ou prejudicar o reconhecimento, gozo ou exercício em pé de igualdade de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, económico, social, cultural ou em qualquer outro domínio da vida pública”.
Deve-se destacar que os termos “discriminação” e “preconceito” não se confundam, apesar de que a discriminação tenha, muitas vezes, sua origem no preconceito.
O preconceito não pode ser tomado como sinónimo de discriminação, pois esta é fruto daquele, ou seja, a discriminação pode ser provocada e motivada pelo o preconceito. Diz ainda que:
“Discriminação é um conceito mais amplo e dinâmico do que o preconceito. Ambos têm agentes diversos: a discriminação pode ser provocada por indivíduos e por instituições e o preconceito, só pelo indivíduo. A discriminação possibilita que o enfoque seja do agente discriminador para o objeto da discriminação. Enquanto o preconceito é avaliado sob o ponto de vista do portador, a discriminação pode ser analisada sob a ótica do receptor”. – Ivair Augusto Alves dos Santos (Autor do livro “Direitos Humanos e as Práticas de Racismo“)
Somos uma comunidade de profissionais e nos comportamos profissionalmente. Seja gentil com os outros.
Não insulte ou abandone outros participantes.
O assédio e outros comportamentos de exclusão não devem ser aceitos. Isso inclui, mas não está limitado a:
- Ameaças violentas ou linguagem dirigida contra outra pessoa.
- Piadas discriminatórias e linguagem.
- Postar material sexualmente explícito ou violento.
- Insultos pessoais, especialmente aqueles que usam termos racistas ou sexistas.
- Atenção sexual indesejada.
- Defendendo ou incentivando qualquer um dos comportamentos acima.
- Perigo ou a imposição de tarefas humilhantes como direitos de iniciação para novos companheiros de equipe.
LEMBRE-SE: Quando discordamos, tente entender por quê.
Desentendimentos, tanto sociais quanto técnicos, acontecem o tempo todo, em todos os lugares e a Ai Press não é exceção.
É importante que resolvamos discordâncias e opiniões divergentes de forma construtiva.
A força da Ai Press vem de seus companheiros de equipe variados, pessoas de uma ampla gama de cultura, etnia e origens.
Pessoas diferentes têm diferentes perspectivas sobre os problemas. Ser incapaz de entender por que alguém tem um ponto de vista não significa que esteja errado.
Não se esqueça que é humano errar e culpar um ao outro não nos leva a lugar nenhum. Em vez disso, concentre-se em ajudar a resolver problemas e aprender com os erros.
Somos parte do todo, somos um pouco do tudo, somos inteiros e pedaços; Juntos, somos um só.
Somos a soma de nossas histórias e nossas experiências…
Somos inventores do agora e responsáveis pelo amanhã!
- O assédio inclui linguagem e imagens sexuais, intimidação deliberada, perseguição, xingamentos, atenção indesejada, difamação e qualquer hacking malicioso ou engenharia social. O freeCodeCamp deve ser uma experiência livre de assédio para todos, independentemente de gênero, identidade e expressão de gênero, idade, orientação sexual, deficiência, aparência física, tamanho do corpo, raça, nacionalidade ou religião (ou falta dela).
- Trollar inclui postar comentários inflamatórios para provocar uma resposta emocional ou interromper discussões.
- O spam inclui postar mensagens fora do tópico para interromper discussões, promover um produto, solicitar doações, anunciar um emprego/estágio/show ou inundar discussões com arquivos ou texto.
Inspiração
-
1. ato ou efeito de inspirar(-se).
-
2. conselho, sugestão, influência.
Sim… somos pessoas inspiradas em outros movimentos.
Créditos (e agradecimentos) para Inspiração e linguagem emprestada:
- Free Software Foundation (FSF) – em especial e principalmente!
- Linux Foundation – em especial
- Mozilla Foundation – em especial
- Zapier
- Mautic – em especial
- n8n – em especial
- Movimento Escoteiro – em especial
- Five for the future (WordPress) – em especial
- Botpress
- Apache Software Foundation – em especial
- Eclipse Foundation
- Creative Commons
- Drupal
- Magento Association
- FreeBSD
- Joomla (via Open Source Matters)
- KDE
- Plone
- Sahana Software Foundation
- Wikiotics
- Google Opensource
- Canonical
- WordPress – em especial e principalmente!
- FreeCodeCamp – em especial
- The Odin Projetc – em especial
- Harvard Online – em especial e principalmente!
- CodeAcademy
- Fundação Bradesco – em especial
- Fundação Estudar – em especial
- Universidade de São Paulo (USP) – em especial e principalmente!
- Sebrae (Empretec) – em especial